sábado, 28 de maio de 2011

Abaixo a Sinusite

Primeiramente preciso me desculpar pela ausência de posts. Estou atravessando uma fase de muita demanda de trabalho que envolve, inclusive, viagens.

Quando chega o final de semana, opto por relaxar corpo e mente, o que significa dizer, não fazer nada! Literalmente. 

 E viva o ócio!

Acredito que agora poderei normalizar os posts semanais de como cuidar da saúde e consequentemente, da beleza, de forma natural e descomplicada e em casa mesmo.

E para essa retomada, nada melhor do que um relato pessoal. Há umas duas semanas, fui acometida por um resfriado forte, daqueles que o corpo reclama um pouquinho e o nariz muito! Espirros, coriza e congestionamento nasal atrapalharam bastante meu dia e principalmente a qualidade do meu sono.

Quando tudo parecia ter passado, após uma semana, comecei a perceber a sinusite se instalando.

Respirar é preciso!

Sinusite é uma doença inflamatória e/ou infecciosa que acomete as cavidades existentes ao redor do nariz. Ela se instala após alguma infecção viral, inflamação de origem alérgica ou por poluentes. A mucosa da região nasal aumenta de volume e obstrui a comunicação destas cavidades com as fossas nasais. Esta obstrução acarreta o início da colonização por germes e fungos que estão presentes na região, mas não encontravam condições favoráveis ao seu crescimento.

Os principais sintomas são: sensação de "peso na face" e/ou forte dor de cabeça frontal, corrimento nasal, normalmente espesso, sensação de mau cheiro oriunda do nariz ou da boca e obstrução nasal com eventuais espirros.  

Como sempre tive Rinite a vida inteira, meu histórico de sinusite já me permite identificar quando ela está se instalando. No entanto, fui acometida umas seis vezes na vida por ela, sendo que esta, seria a terceira, muito séria. Seria, porque como percebi que viria um grande problemão assim que ao assoar o nariz, o muco que via era algo parecido com creme dental branco! Comecei rapidamente um tratamento natural e hoje, após uma semana, estou curada sem a ter utilizado qualquer remédio alopático como antibiótico, comumente receitado nesse casos.

O protocolo consiste em:
  1. Spray nasal de extrato de Propólis 3x/dia, durante 10 dias (http://www.laboratoriojobim.com.br/);
  2. Máscara facial de argila por 05 dias;
  3. Inalação com óleo essencial por 07 dias;
  4. Vick Vaporub por 07 dias.
Vamos a receitinha da Máscara Anti-sinusite:

Ingredientes da máscara de argila:
  1. 02 gotas de óleo essencial de Tea Tree;
  2. 01 gota de óleo essencial de Hortelã Pimenta ou de Tomilho (eu indico os óleos essenciais da BioEssência que podem ser adquiridos na http://www.aromalife.com.br/);
  3. Chá de Unha de gato (pode ser adquirida em farmácias de manipulação ou na http://www.nutrierva.com.br/) ou água mineral;
Como fazer:
  1. Coloque uma colher de sopa do chá de Unha de gato ou água mineral em uma travessa de vidro ou de porcelana;
  2. Pingue as gotas dos OE's de Tea Tree e Hortelã ou Tomilho nesse chá ou água e misture;
  3. Coloque as 05 g de argila branca e misture;
  4. Vá misturando aos poucos as 10 g de argila verde;
  5. Complete com chá ou água até atingir uma textura pastosa e úmida, que seja firme o suficiente para ser aplicada na face, sem escorrer.
Como aplicar:
  • Umedeça seu rosto com água na temperatura ambiente;
  • Com a ajuda de um pincel ou uma espátula, vá espalhando pela face, nas regiões da testa, em volta dos olhos, nariz e seios da face (parte alta da bochecha). No início, pode arder um pouco, mas é natural devido ao poder da argila e o cheiro de algum dos OE's. Se for algo suportável, mantenha que logo se aliviará, se não, retire e faça apenas com argila e água.
  • Deixe por 40 minutos, de preferência, deitado, relaxado e protegido do frio.
  • Para retirar, basta lavar o rosto e aproveitei para assoar bem o nariz. É mais fácil no chuveiro.

Após isso, hidrate o rosto com um bom creme, espalhe um pouco de Vick Vaporub no centro da solas dos pés, calce meias e faça uma inalação com apenas uma gota de qualquer um dos óleos essenciais utilizados na máscara. Eu intercalei cada um deles durante os 07 dias. Assoe o nariz, borrife 1x em cada narina o Spray nasal de Própolis e bom sono!

Eu estava aparentemente curada após o 3º dia, no entanto, é prudente estender o tratamento conforme sugestão pois trata-se de uma infecção com presença de fungos.

Um comentário:

  1. Olá, Aline! Depois vou postar a foto da máscara com argilas!
    Eu só não usaria o vic, faria uma versão aromaterápica, que tal a gente inventar uma?

    `Parabéns, estou postando no face! Beijos

    ResponderExcluir