sábado, 19 de março de 2011

Dieta da saúde e da beleza

Atendendo a pedidos, novamente... :-) Vou passar a alimentação que eu faço para que sirva de inspiração.


Mas uma questão eu afirmo com bastante convicção: cada um precisa adequar todas as infinitas possibilidades ao seu gosto e tempo. Se você tentar fazer tudo ao mesmo tempo, pode ser que canse e se desmotive. Portanto, uma boa dica é ir inserindo gradativamente alguns hábitos no seu dia-a-dia. Quando um novo hábito se tornar mecânico, fácil e não despender o tempo que você, obviamente, não possui, você está pronta para incorporar mais um.


Compras semanais


Primeiramente, para que vc consiga cumprir com o seu propósito, é essencial que vc tenha tudo na mão, por isso, todas as 2ª feiras, vou ao sacolão, no caminho entre o trabalho e a minha casa, para comprar:
  • 1 Salada (mix de alface, agrião, etc.).
  • 1 legume/verdura (abobrinha, brócolis, vagem, xuxu, alho-poró, tomate, aspargos frescos, etc.).
  • 4 filés de peixe (salmão, cação, atum, etc.).
  • 1 filé de carne vermelha.
  • 1 fruta (mamão, ou melância ou melão).
  • 7 maçãs fuji.

Café da Manhã

  1. Ao acordar, vou direto para a cozinha e tiro um flaconte de clorofila (veja post sobre clorofila) do freezer e coloco-o dentro de um copo com água da torneira para descongelar.
  2. Diluo 10 gotas de TM de Propólis num cálice de água e tomo;
  3. Após banho tomado e arrumação feita, tomo a clorofila já descongelada;
  4. Como uma porção pequena da fruta que elegi para a semana e depois, uma porção pequena de cereal integral Nesfit da Nestlè, com duas colheres de sopa de ração humana diluídas em 200 ml de leite de soja,  com 1 banana maçã ou prata picada.


Lanche matinal

Como uma maçã fuji, ou qq outra fruta, ou danone de frutas de soja Naturis da Batavo e, eventualmente, alguma bolacha ou bolo que alguém leva :-)


Almoço
  1. Uma porção de aproximadamente 10 folhas regada com azeite extra virgem, vinagre balsâmico e sal
  2. Uma refeição média contendo arroz integral, feijão fuji, verduras e legumes no vapor e refogados levemente em cebola, alho e açafrão e uma proteína (peixe, carne vermelha ou proteína vegetal de soja).
  3. Uma noz - As nozes fortalecem as defesas do corpo, auxiliam na formação de glóbulos vermelhos, ajudam a curar ferimentos mais depressa, fortalecem ossos e dentes e, ainda, atuam contra o envelhecimento das células. Elas são tão poderosas que a ingestão diária pode evitar até 65% o risco de doenças do coração. Isso porque reduzem as taxas de colesterol e a formação de coágulos no sangue, além de ter ação antiinflamatória. Os responsáveis por esses benefícios são os ácidos graxos essenciais. Por serem ricas em antioxidantes, especialmente vitamina E e selênio, as nozes funcionam ainda como agentes de prevenção do câncer. E a mesma vitamina é importante para estimular a fertilidade masculina. Por outro lado, seus compostos chamados fitoestrogênios - aqueles encontrados também na soja - reduzem os problemas relacionados à menopausa. Além disso, o fruto é rico em cálcio, fundamental para a saúde de ossos e dentes. E não acabou: ela é um dos itens com maior teor de vitamina B6. Só o gérmen de trigo e peixes como a sardinha ou o salmão, ganham da noz nesse quesito. Essa vitamina atua no bom funcionamento do cérebro e na produção de glóbulos vermelhos. Já ouviu dizer a teoria: Se parece "com" serve "para"? Olhe para um noz e veja com que ela se parece que vc saberá qual é o seu maior benefício, o cérebro!
  4. Dois quadradinhos de chocolate meio amargo, a partir de 40% de cacau - Substância antioxidante presente na semente de cacau, chamada flavonóide, age como protetor cardiovascular.

Lanche da tarde

Como uma maçã fuji, ou qq outra fruta, ou danone de frutas de soja Naturis da Batavo e, agora, não vale nenhuma bolacha ou qq outra coisa que alguém traga :-)



Jantar
Como: 1/2 lata de atum, ou uma porção pequena de tofú, ou uma porção de shimeji refogado no shoyo, ou um danone Naturis com uma fruta. Duas castanhas-do-pará, que entre outros benfícios, contribui para um sono melhor.

Essa é minha rotina de 2ª a 6ª feira. Aos sábados e domingos flexibilizo, UM POUCO, mas só pq meu namorado só aderiu à clorofila e à uma fruta pelas manhãs :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário